web 2.0

domingo, 20 de setembro de 2009


Nos últimos meses vimos a grande ascensão de um site que muitos não sabem ao menos definir: o Twitter.


Mas o que é o Twitter? É visto como uma rede social, ou mesmo um micro-blog, onde os usuários tem 140 caracteres para escrever uma mensagem. Lá você pode seguir pessoas, empresas, entre outros, até @ocriador tem Twitter! Seguindo essas pessoas, você recebe todas mensagens postadas por eles no site, em tempo real, esse espaço é usado por pessoas físicas, jurídicas e celebridades.

As Celebridades usam muito o site, falam de coisas pessoais, como o que estão fazendo ou que irão fazer, deixando o fã-seguidor mais próximo, se sentindo um amigo, também divulgam a sua agenda e até mesmo dão opiniões sobre alguns assuntos.

E as empresas como se comportam nesse meio de rápida comunicação?

As empresas usam muito o microblog para lançar novidades, falar informações relacionadas aos seus produtos, e temos que cuidar para não ter a imagem destruída por algo que pode impulsionar.

Vale ressaltar que, quando um usuário do Twitter segue uma empresa, ele não quer seguir a empresa, mas sim uma pessoa que faça esse elo de uma forma não-corporativa. O usuário necessita de uma imagem humana para seguir e dar credibilidade a esta relação. Ele não está interessado em falar com uma empresa de maneira formal. As pessoas estão ansiosas por um novo tipo de ligação que lhes dão o direito de serem ouvidas.

E por isso é criado uma nova Profissão, os jovens são contratados para Twittar com os seus seguidores, através dos 140 toques, com mais naturalidade e proximidade. E claro para saber o que as pessoas estão acham da empresa, sua imagem.

Para isso existe a revista Exame publicou uma matéria sobre o Twitter, com uma lista com dicas do que as empresas não devem fazer no site:

 É fundamental saber o que a empresa espera dele e que tipo de temas podem atrais seguidores

 O conteúdo publicado por uma empresa deve ser relevante e atraente. Colocar só links para o blog corporativo não dá resultado.

 Não adianta sair por aí seguindo todo mundo com a intenção de que as pessoas acompanhem espontaneamente seu perfil. Não funciona.

 Siga quem seu perfil. Só assim será possível trocar mensagens diretas.

 O Twitter é uma boa ferramenta para monitorar o que as pessoas falam sobre as marcas (inclusive concorrentes). Use a seu favor.

 Uma boa forma de atrais seguidores é com promoções e ofertas exclusivas.

Então cuidado, uma vez postado alguma mensagem, terá fácil e rápida repercussão!
E claro o Grupo V8 também está no Twitter: @v8comunicacao

0 comentários:

Postar um comentário